Mercado imobiliário aquecido valoriza a profissão de corretor de imóveis
Mercado imobiliário aquecido valoriza a profissão de corretor de imóveis
Folha Vitória
Com o aquecimento do mercado imobiliário, a procura pelo trabalho do corretor de imóveis cresce a cada dia. A profissão foi regulamentada no Brasil por lei federal e, no dia 27, completa 49 anos. No País, atualmente, existem 250 mil profissionais e empresas do setor na situação de ativos regulares.
Segundo dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-ES), hoje, o Estado se aproxima da marca de 4 mil profissionais legalizados e ativos, representando um crescimento de 40% do número de novos trabalhadores no setor imobiliário capixaba nos últimos três anos.
Foto: Divulgação
 |
Renato Avelar Vice-presidente da Rede Netimóveis no ES
|
Hoje não há como pensar em desenvolvimento do mercado sem a participação do corretor. “O corretor de imóveis é o principal representante de uma imobiliária, pois ele é o primeiro contato do cliente no processo de compra e venda de um imóvel”, afirma Renato Avelar, vice-presidente da Rede Netimóveis ES.
Avelar destaca que, para exercer a profissão de corretor de imóveis na rede que compõe nove imobiliárias credenciadas, o corretor precisa ser registrado no Creci. “Isso confere mais credibilidade para empresa e também para o profissional”, pondera.
Setor exige qualificação
Para o diretor geral da Francisco Rocha Imóveis, Francis Rocha nota-se uma mudança no comportamento do cliente em relação ao corretor de imóveis. Ele afirma que a imagem do corretor de imóveis visto como vendedor ficou no passado. “Hoje o profissional do mercado imobiliário atua muito mais com um consultor imobiliário. Os clientes, cada vez mais exigem desses profissionais um conhecimento mais aprofundado do mercado”, analisa.
Na busca por um diferencial competitivo, as imobiliárias passam a investir a capacitação de seus profissionais. A Francisco Rocha Imóveis, por exemplo, oferece cursos periódicos aos seus corretores, onde são abordados assuntos como o cenário do mercado imobiliário, noções de matemática financeira, a importância do marketing pessoal e a excelência no atendimento ao cliente.
A rede Netimóveis também aposta na qualificação para alavancagem do setor. “Além do conhecimento do mercado, nós também focamos a importância do bom atendimento ao cliente. O cenário atual exige do profissional ter paciência ao lidar com público, vocação para vendas, habilidade de convencimento, simpatia, dedicação e estar sempre informado a respeito das novidades em relação aos imóveis cadastrados na Rede”, afirma o vice-presidente da rede, Renato Avelar.
Profissão: Corretor de imóveis
Foto: Divulgação
 |
Aurélio Dalapículla - Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis
|
A profissão foi instituída pela Lei Federal nº 4.116/62, esta revogada pela vigente Lei n. 6.530/78 e regulamentada pelo Decreto n. 81.871/78. Em 27 de agosto completam-se 49 ANOS de profissão legal.
Somente pode se intitular profissional e exercer a atividade legalmente, aquele que prestar juramento em Sessão solene e portar a carteira vermelha e Certificado de Regularidade Profissional.
Ao todo no Brasil já existem mais de 250.000 profissionais e empresas na situação de ativos regulares. Em recente pesquisa o COFECI – Conselho Federal de Corretores de Imóveis identificou que 64% dos profissionais já possuem nível superior de ensino.